Monday, March 19, 2007

Cogito ergo sum.















Álbum: Polis, o que no Nome tens, na História conténs.
Dedicado a: Oriana.


Uma fotografia que me remete para o problema da Humanidade. O facto de realçar as cores, o contraste do rio com o Pai acolhedor ou mesmo, uma simples parede com um par de árvores, desvia-nos o olhar do que de mais esta cidade tem, do que de mais esta cidade é feita, e do que de mais esta cidade vive: os seus Cidadãos.

De uma Pátria que desta mesma emoldurada parede saiu, lutou e conseguiu toda a perdição de qualquer Guerreiro ao serviço de um Brasão, saímos hoje à mesma rua em que este cavalgou, acompanhados da Ignorância, Indiferença e no entanto, Certeza. A possibilidade de estarmos errados, que corre lado a lado tanto com a nossa Humildade como com a nossa presença de espírito na Vida, está hoje esfumada pela Sociedade perdida em que vivemos. A mais astuta das reflexões não nos compadece perante o Conhecimento e é um facto, a exigênica de um espírito crítico por parte dos jovens na vida contemporânea, não é mais do que a mais fútil das satisfações perante todo o complexo movimento social juvenil e por isso, Inexperiente, da necessidade de se sentirem úteis. Venho com este texto, a todos aqueles que o lerem, dizer o óbvio mas esquecido: não podemos pensar, sem ter nada em que pensar. Afundem-se nos livros, percam-se ao longo de reflexões nas vossas mentes e no dia em que estiverem preparados para criticar, saberão que não o poderão fazer...


Beijos e abraços,
João Santos.

9 comments:

Unknown said...

Primeira! Amor, adorei o texto! És um big escritor sabes? claro que sabes!

AMO-TE meu Amadis

Susana Pereira said...

Tá muito bem feito! Dá a sensação que foi algo que tu reflectiste e depois de algum tempo, decidiste dedicar.lhe este post. Algo pensado. Tá mesmo bem! Agora quero ver isso a 200%, oki??

Beijinhos, Adoro.te (tu sbs disso)!
Susana

Anonymous said...

Bem mais uma vez motrast como a lingua Portguesa pode tornar-se tao bonita qd escrita em pleno amor... e é isso que sinto qd estas a escrever: o amor e prazer de o fazer ... =D --» 5* ...continua...

Beijos grds grds da adversaria mais amiga LOllll

Anonymous said...

Um optimo apoio aos jovens, ta mt bem escrito e reflectido e faz-nos tb a nos pensar um pouco. Faz com que queiramos tornar-nos pensadores e nao meros escravos da sociedade actual, onde nao ha tempo pra nada.

Um grande beijinho da tua amiga Luisa

Unknown said...

És realmente um grande escritor!Como ja te disse, a ultima parte, quanto a mim, está excelente!É marcante, toca mesmo no fundo e tem uma grande mensagem!Agora o porquê nao te consigo dizer por agora. pois teria de pensar,repensar e reflectir na minha mente, e como tu dizes, mesmo assim nao sei se seria capaz de criticar...!

Um beijinho enorme partner da SPAADMAA ! Hehe! **

Da Ticha

Isil-Gar said...

Tou a ver que gostas de escrever. Passa por http://flordojacaranda.blogspot.com e vê o que achas.

Anonymous said...

Junto-me à lista dos teus comentadores e subscrevo ....És um poeta ...serás um grande escritor se não esmoreceres no labor de trabalhar as palavras!
A tua escrita permite intuir do "ser(es)" que te habita através do sentir, da tua enorme sensibilidade! "Que tesouro!". O "sentir"....é a passagem por onde o "ser" entra, é a janela do "ser" atraído pela harmonia e serenidade de um som que vem de dentro (do pianista de emoções!" A explicitação do sentir na escrita (na fala) e nos possíveis relacionamentos....resultam um pouco difíceis de claro entendimento ...dir-se-ia que não há um convite ao estranho que à janela espreita, para entrar, sentar-se e comunicar/partilhar nesse sentir (embora lhe permitas que oiça "o som do ser". Contudo é através da linguagem (escrita/falada) que se tem acesso ao "ser". Vale a pena continuar este processo que iniciaste, procurando uma mais fácil elaboração, mas mantendo "o perguntar humano, humilde e ambicioso... " na senda do estabelecimento de pontes de comunicação contigo e com os outros ..(de outra forma não escreverias se não a desejasses...digo eu!).
"O coração tem razões que a razão desconhece"...e o questionarmo-nos perante a complexidade da vida não nos torna necessáriamente ignorantes, antes desbravamos caminho rumo ao conhecimento..... afinal nem só o olho direito reflecte a luz da lua ..e depois há as diversas maneiras de olhar o que se evidencia..e o que de turvo se não quer mostrar. A propósito ...os teus olhos captam e reflectem lindas "imagens" porque autor de tão bonitas "fotos"....do piano, do pôr do sol, do castelo..da cidade...Afinal somos nós que fazemos a "cidade" e isso torna-nos responsáveis vivos....! E se é certo que a possibilidade de estarmos errados corre lado a lado tanto com a nossa "humildade" como com a nossa presença de espírito na vida....este deve guiar-nos ....e não se esfumar na perdição da Sociedade... Antes ser farol que orienta a nossa reflexão para uma Sociedade de Seres pensantes e sensíveis....Não sei se para isso temos que renunciar ao espírito crítico....mas sei que não podemos abdicar deste caminho.... mesmo que a distância a percorrer esteja para além de nós!
Boa caminhada! Parabéns pela coragem da escrita e do conteúdo...
"Ma Vie"

João Curvêlo said...

Bonita, a nossa cidade.

Anonymous said...

Temos saudades da tua escrita tão sensível e bela.

Porquê esta ausência?
We miss your writting